Enter your keyword

Vajra – o símbolo

Vajra é uma palavra em sâncrito que significa tanto trovão quanto diamante. Como objeto, é o nome dado à poderosa arma de cem pontas da divindade hindu Indra, o rei dos deuses. O vajra é uma arma curta de metal que tem a natureza simbólica do diamante (pode cortar qualquer substância e não pode ser cortado) e do trovão (força irresistível).

Devido a sua importância simbólica o Vajra espalhou-se através do Hinduismo a outras partes da Ásia, aparecendo também no Nepal, Tibet, Butão, Sião, Camboja, Myanmar, China, Coréa e Japão.

Atribúi-se ao Vajra representação da firmeza do espírito e força espiritual. Em seu centro existe uma esfera que representa a natureza primordial do universo, o vazio potencial (Sunyata), que é a unidade velada de todas as coisas. A partir dessa esfera inicial surgem, para ambos os lados, pétalas de lótus e das pétalas surgem lâminas. Para um lado, representa a iluminação (Nirvana) e, na outra direção, representa o mundo fenomênico (Samsara). Evocando em sua simbologia a união de duas direções: a espiritualidade e a prática.


One Comment

  1. Gustavo Gitti
    out 21, 2008

    “O mundo sensível (Samsara) e, na outra direção, representa o mundo ontológico (Nirvana). Evocando em sua simbologia a união de duas direções: a espiritualidade e a prática. Dharma e karma.”

    Isso está errado, bem errado.

    Primeiro, porque samsara não é o mundo sensível, e sim o processo pelo qual nos aprisionamos. Ou seja, é possível nos relacionarmos com o mundo sensível SEM estarmos no samsara.

    Segundo: nirvana não tem nada a ver com “mundo ontológico”. Ontologia é um conceito filosófico ocidental e nirvana é “extinção” e usado no sentindo de iluminação, ou moksha no hinduísmo.

    Espiritualidade e prática, sim. Dharma e karma, não. Pois a prática não é o karma. Karma é condicionamento: positivo (virtude, mérito) ou negativo. Dharma é liberação do condicionamento, portanto não podem ser colocados como “parceiros”, igual espiritualidade e prática na vida.

    Um abraço e sucesso para o local. Adoro o ID.

    Gustavo Gitti
    http://www.nao2nao1.com.br